22 de maio de 2013

Makes ecologicamente corretos

Quando eu leio reportagens sobre sustentabilidade, ou algo relacionado a ecologia, nem sempre eu associava isso com maquiagem... até que a internet e as redes sociais, e antigamente os spams, faziam com que a informação chegasse pra gente, e com essa avalanche de informações, fica difícil guardar tanta coisa...
Mas sobre os makes ecologicamente corretos: existem empresas sérias, que não testam seus produtos em animais. Como farmacêutica, meu estômago ficava revirado na faculdade quando tinha aula prática, não conseguiria trabalhar com pesquisa, tendo que testar produtos em animais, tipo pingar algo no olho do coelho pra saber quais reações podem causar no ser humano... sei que não sou um exemplo de ecologista ativista, até porque uso pincéis de cerdas naturais, mas fica difícil saber quais empresas testam seus produtos ou não.
Então vou começar falando de empresas nacionais que não testam seus produtos nos bichinhos: Natura, O Boticário (inclui as 03 linhas: Eudora, quem disse Berenice? e a própria O Boticário), Marchetti, Toque de Natureza, Jequiti, Granado, Koloss, Anaconda, Max Love, Vult e Contem 1g.
A Natura seria a empresa que mais prega isso, nas suas embalagens, matérias primas e nas propagandas. O Boticário trabalha com sistema de refil em alguns produtos, tipo pó, blush e sombra, o que é bem bacana. Eu mesmo compro makes deles em refil, mesmo não tendo a embalagem, porque o preço é bem mais em conta.
Fonte das empresas nacionais:
http://www.pea.org.br/crueldade/testes/naotestam.htm

As outras empresas eu também compro makes, e fico feliz em saber que estou contribuindo, mesmo que de uma forma modesta, em não fazer parte desta triste realidade.

E as empresas internacionais? Quais que não testam os produtos em animais? Pra saber, quando estiver comprando produtos no exterior, se estiver escrito cruelty free, signfica que a empresa não testa.
Segue algumas: Estee Lauder, Bare Escentuals, Bobbi Brown, M.A.C, Nyx, Payot, Revlon, Smashbox, Stila, Urban Decay, Victoria´s Secret, Eco Tools.
Fonte:
http://atitudesustentavel.uol.com.br/blog/2012/02/07/lista-atualizada-de-marcas-que-nao-testam-em-animais/

E ainda existe makes e/ou pincéis veganos, que não utilizam nada de matéria prima animal ou derivado, que é o caso dos pincéis da Sigma.

Eu não vou colocar fotos dos testes feitos em animais, mas é só procurar no google, que o estômago já fica revirado... punk!!!

O importante é que esse tipo de informação seja divulgado, pra que a gente comece a ter consciência do que a vaidade pode causar...

Bjs e boa semana!